27 de mai. de 2010

De Blog em Blog - Preguiça












Em um reino muito distante, há muitos anos distantes também, vivia um rei, uma rainha e um príncipe. O reinado era muito tranqüilo. Desde a posse do então monarca, a região do reinado vivia sempre em paz e harmonia. Um reinado que não fedia nem cheirava. Uma população que não pedia e não se importava com a situação, que era sempre muito cômoda. Comida não faltava. Todos trabalhavam, tinham suas próprias casas e eram felizes assim (ou, ao menos, não eram infelizes).

O rei sabia que a sucessão do seu trono estava próxima e isso muito lhe preocupava. Para ser empossado, o príncipe precisava, antes de tudo, escolher sua princesa. Depois de escolhida, o príncipe seria coroado. A escolha da princesa acontecia em uma grande cerimônia que costumava durar dias ou até meses. O príncipe indicava sua pretendente e essa o acompanhava por vários dias de festas e rituais. Ao final, o príncipe, em uma cerimônia que durava mais alguns dias, comunicava a todos se ela seria a escolhida. 

O grande problema era a falta de paciência do príncipe em participar de cerimônias assim, tão longas e burocráticas. Até que das festas ele gostava, pois desde bem moço assumiu a sua condição de boêmio e vida mansa. Em dias atuais, seria chamado de malandro. Pra ele, os rituais não serviam pra nada, a não ser lhe ocupar o tempo que tinha para beber e festejar. 

A festa, então, foi armada e já estava tudo pronto para começar a homérica cerimônia. Do quarto do rei, lá de cima do castelo, o monarca, ao centro, apresentaria ao povo a pretendente do príncipe. No entanto, como bom malandro, o príncipe (de ressaca) estava impaciente com a demora de todo o processo. Tudo que queria era que aquilo terminasse logo para festejar. Subitamente, em meio ao discurso do seu pai, interrompeu a cerimônia, tomou-lhe a frente e gritou: “Ou seja, princesa: bora?”. 

A princesa, por mais desconsertada que tenha ficado, entendeu o recado e cheia de dentes disse: “bora!” O rei, sem entender o que acontecia, tentou tomar a frente e restaurar a ordem, mas o povo lá embaixo já estava em alvoroço. Os que não tinham entendido nada foram na onda dos que entenderam e começaram a festejar. Logo, todos perceberam que o príncipe havia aceitado a pretendente como sua princesa. Ou seja, festa.

O rei, depois de ver a “desordem” provocada pelo filho e já com a idade avançada, logo cedeu o seu corpo aos encantos da terra. A rainha, mais conservada e menos conservadora (além de sempre antenada aos estudos sobre o marketing, que já avançavam exponencialmente naquela época), percebeu que aquela mudança nos processos burocráticos da monarquia poderia ser benéfica pra imagem do novo rei, mais jovem e mais alegre. E foi assim que se instaurou um novo modelo de reinado. Menos complicado e mais direto.

Séculos depois, esse modelo prático ainda é invejado e copiado por todo o mundo. Nas empresas, nas escolas, nas casas e, principalmente, nas festas e noitadas da sociedade contemporânea, o Rei do Bora (como ficou conhecido) é lembrado e também muito homenageado por quase todos. Ontem mesmo, fiz uma singela homenagem ao rei. A menina era uma princesinha... Mas, agora, o problema é que não se fazem mais princesas como antigamente... Ou ela não sabia nada de história.



Você também pode ler sobre
Preguiça nestes blogs:

Raquel - Contando Pensamentos
Mah Silveira - 
Geny Fiorella
Dai - 
Baú da Maya
Emerson - 
Pensamentos Diretos
As meninas que não usam batom - No Lipstick
Bruna - Bruna Célia
Caroline Caroline Motta
Raquel - Vou de Scarpin

11 comentários:

Ana B. disse...

uahahaha
preguiça das burocracias da paquera e dos relacionamentos é algo mais comum do q se imagina

Pensamentos Diretos disse...

Lucãooooo, mto bom seu final! direto dou uma de rei do bora e ninguem entende, poxaaa.... rs..... mto bom Lucao, mmto bom Mesmo!

disse...

Preciso morar nesse reino rs tem coisa da vida e do dia a dia que dá tanta preguiça rs
Bjoo

Ju ♥ disse...

bora???
:)
bjs

Raquel de Carvalho disse...

Adoreiii... eu nao guento um bora!!!! kkkkkk

Beijoss

Gisa Ferreira disse...

Ainda bem que a preguiça não te pegou na criatividade!! Muito bom, Lucão!

Nomundodalua disse...

quer dizer que os "malandros" agora tem uma desculpa histórica? hmm!! bom saber :P
hehe

já dizia Quintana "A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda" ;)

:*

Unknown disse...

Tem momentos que me falta paciência tbm.. em vez de bora eu falo tá.. rsrs

bjs

http://voudescarpin@logspot.com

Lucão disse...

hehehehe
não é?
quase um consenso, viram?
O preguiçoso é um cara que trabalha mto pra pensar em coisas mais práticas. Ele contribui.
hehehe

É com preguiça que a gente descobre atalhos rs

beijos e abraços, meus queridos.

Luna Sanchez disse...

Não deixa de ser uma filosofia de vida.

Filosofia de bar, é verdade, mas, ainda assim, filosofia. ;)

Beijos, dois.

ℓυηα

Ariane Fernandes disse...

hahahahahaha....agora a preguiça tem um sentido histórico!!!Como historiadora pesquisarei a respeito! Quase já tenho a minha tese, obrigada Lucão! hahahaha..

Muito bom!